Brasileiros estão cada vez mais obesos: combate à doença exige tratamento multifuncional

Obesidade atinge um em cada cinco pessoas, mas menos de 40% dos brasileiros praticam atividade física

 

A obesidade é cada vez mais comum no Brasil – atinge um em cada cinco brasileiros –  e o tratamento exige um conjunto de ações que envolvem fatores psicológicos, nutricionais, correção das condições cardiovasculares, além do controle de doenças relacionadas à obesidade, como a diabetes.

Dados do Ministério da Saúde mostram que a população obesa no país passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. Segundo a pesquisa, o crescimento da obesidade é um dos fatores que podem ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão, doenças crônicas não transmissíveis que piora a condição de vida e podem até matar. O diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016 e o de hipertensão de 22,5% em 2006 para 25,7% em 2016. Em ambos os casos, o diagnóstico é mais comum em mulheres.

O tratamento da obesidade é uma das especialidades oferecidas pelo Instituto Santé D’Or. “Os casos de obesidade são tratados em toda sua complexidade, aliando redução da ingestão calórica através de dietas balanceadas, atividades físicas monitoradas e tratamento com medicação específica para cada paciente”, explica o médico e diretor do Instituto Santé D´Or, Samir Eberlin.

Atividade Física

Apesar do crescente aumento da obesidade, ainda são poucos os brasileiros que têm o hábito de praticar atividade física. Pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que menos de 40% dos brasileiros costumam praticar algum tipo de esporte ou atividade física. A porcentagem corresponde a 61,3 milhões de pessoas.

Samir observa que a prática regular de exercícios aliada a uma dieta balanceada são fundamentais no tratamento da obesidade. Mas, dependendo do caso, o acompanhamento médico é primordial. “O médico vai definir um plano para combater a obesidade, de acordo com as necessidades de cada paciente. O tratamento envolve desde mudanças de hábitos alimentares até indicação de cirurgia bariátrica, se for necessário”, explica.

Sobre o Instituto Santé D´Or

Especializada em cirurgia plástica, o Instituto Santé D´or foi fundado em Sumaré, em 1979. A clínica oferece diversas especialidades como Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Fisioterapia, Psicologia e Estética, além de uma série de tratamentos e procedimentos, como reeducação alimentar, tratamento de obesidade, preenchimentos faciais e correção de cicatrizes, entre outros.

Serviço:

Instituto Santé D´Or

Rua: Antônio Jorge Chebabi, 1716, Centro, Sumaré. Telefone: 3873-1639