Categorias
Dicas

10 coisas que você não precisa para ser feliz na vida

Dizer sim a felicidade significa aprender a dizer não aos desejos que sugam você.

Dizem que uma pessoa precisa de apenas três coisas para ser verdadeiramente feliz neste mundo: alguém para amar, algo para fazer, e algo para esperar. Eu acho que nada poderia ser mais perto da verdade, e muitas vezes, ainda, encontramos maneiras de complicar as coisas para nós mesmos. Nós olhamos para a felicidade onde ela não existe – em desejos e objetivos rasos e em emoções rápidas e tentando impressionar pessoas erradas.

Angel e eu recentemente fomos lembrando quando nós conhecemos uma família de seis pessoas que se hospedaram em um hotel em Miami, onde nós estávamos em férias. Nós os vimos no saguão do hotel, compartilhando histórias e rindo histericamente. Então, no meio do caminho,

Angel e eu dissemos Olá para eles e perguntei de onde eram. “Oh, nós somos daqui”, disse a mãe. “Nossa casa queimou até o chão ontem, mas, milagrosamente, todos nós conseguimos sair com segurança. E isso faz valer a pena todo o dia com um sorriso no rosto.

Algumas pessoas poderiam dizer que eles tinham perdido tudo, e ainda esta família sabia que tinha tudo. Porque não há realmente nada como lágrimas de alegria e respirações profundas depois de um riso longo, com as pessoas que você ama – nada no mundo inteiro como um coração agradecido para suportar tudo. Essa é uma situação em que a verdadeira felicidade está certamente encontrada.

E há também muitas outras fontes de verdadeira felicidade. Mas como eu disse, há também lotes de armadilhas comuns – objetivos e desejos que nós pensamos que vai nos trazer felicidade, mas, na verdade, fazem exatamente o oposto. Reconhecer estas armadilhas é a chave.

Na verdade, eu acredito que um dos melhores sentimentos vem quando você percebe que você pode ser perfeitamente feliz sem as coisas que você uma vez pensou que precisava.

Com isso em mente, considere as dez metas e desejos (armadilhas) abaixo e como elas podem te impedir de ser feliz. Cada uma delas é muito popular em nossa cultura e, portanto, comum em nossas vidas, mas ao invés de contribuir para nossa felicidade, elas nos privam disso.

Então diga em voz alta comigo:

“Para ser mais feliz, eu não preciso…”

1. Agradar a todos

Tenha cuidado para não dar tanto de si mesmo aos outros que você acaba perdendo totalmente a si mesmo. Quando você vive em função de agradar a todos, você é o único que se machuca no final. O falecido e grande Herbert Bayard Swope disse assim: “Eu não sei a chave para o sucesso, mas a chave para o fracasso é tentar agradar a todos.” Isso é um conselho a você se caso me perguntar.

Porque, sinceramente, que você nunca vai agradar a todos de qualquer maneira. Em algum momento você vai realizar uma opinião impopular – uma que lhe dá sentido e faz você se sentir vivo. E quando isso acontecer, você deve segurar firme, sintonizar o ruído, e fazer valer a pena.


2. Que seja tudo fácil 

Você tem que fazer coisas difíceis para ser feliz na vida. As coisas que ninguém mais está fazendo. As coisas que assustam você. As coisas que os outros não podem fazer por você. As coisas que fazem você questionar quanto tempo você pode segurar e empurrar para frente.

Porque essas são as coisas que definem você. Essas são as coisas que fazem a diferença entre existir e viver – entre conhecer o caminho e percorrer o caminho – entre uma vida de mediocridade e uma vida cheia de felicidade e sucesso.


3. Certeza e garantias 

Algumas pessoas constroem muitas paredes em suas vidas e pontes não é suficiente. Parece loucura, mas eles preferem ter certeza de que estão infelizes, do que arriscar ser feliz. Não seja um deles. Abra-se. Tome chances. Corra livremente. Para conseguir coisas incríveis, você não deve apenas agir, mas também sonhar, não apenas planejar, mas também acreditar.

Seja um sonhador, um crente, e um pensador corajoso e alegre. Seja um motivador positivo, um fazedor produtivo, e um cavador que mantém a cabeça nas nuvens e os pés no chão. Deixe o espírito de paixão e possibilidade acender um fogo dentro de você para fazer algo de valor hoje e todos os dias, e não se esqueça de espalhar o seu entusiasmo para aqueles ao seu redor. (Leia ousadamente.)


4. Ser melhor que os outros

O tamanho do nosso universo encolhe muito quando nos colocamos no centro – quando pensamos que todo mundo é a nossa concorrência – quando pensamos que temos de ser mais ricos, mais inteligentes e mais atraentes do que a pessoa sentada ao nosso lado. Esse objetivo apenas mantém uma pessoa alienada e incansavelmente correndo no mesmo lugar.

Agora, sobre o outro lado, ter alguém que não mantém a pontuação, que não está procurando ser mais rico, ou mais inteligente, ou mais atraente, que não tem o menor interesse até mesmo em ser melhor do que ninguém: ela é livre. Bottom line: Competir consigo mesmo.


5. Ter controle sobre tudo e todos

Às vezes, nós colocamos muito interesse em tentar controlar cada aspecto de nossas vidas pequenas. Aprenda a relaxar e a pegar o caminho que a vida leva a você às vezes. Uma mudança incrível vai acontecer em sua vida quando você decidir tomar o controle do que você tem em vez de controlar desejos sobre o que você não faz.

Libertar-se de tentar controlar as coisas insignificantes e incontroláveis permite experimentar mais da bondade em torno de você. Na verdade, as maiores alegrias são muitas vezes as surpresas inesperadas que chegam quando você é flexível e aberto às voltas da vida.


6. Imensos momentos de glória 

Graduações, dia do casamento, férias pródigas – estes tempos são muitas vezes divertidos e profundamente célebres, mas estes tempos passam, porque o tempo passa. Isso é algo que raramente entenderá no início. É verdade, a felicidade duradoura é encontrada na apreciação de todas as pequenas coisas.

Para mim, há momentos aleatórios – saborear uma salada, chegar até a entrada para a nossa casa, passar as costuras de uma camisa, de pé na janela da cozinha e olhando para o sol nascente sobre o horizonte de Austin, ouvir um riso do meu filho, que está jogando no outro quarto – quando sinto uma onda de alegria.

Esta é a minha verdadeira felicidade: momentos arbitrários de explosão, apreciação latejante para uma vida que eu sinto privilegiado por liderar. (Angel e eu discutimos isso com mais detalhes no capítulo “simplicidade” de 1000 coisas pequenas, pessoas felizes fazem a diferença.)


7. Acreditar que os Relacionamento Te Farão Feliz

Relacionamentos são essenciais, mas a felicidade vem de dentro. Não está dependente de aprovação externa ou de outras pessoas. Você se torna vulnerável e pode ser facilmente magoado quando seus sentimentos de segurança e felicidade dependem inteiramente do comportamento e ações dos outros.

Tenha isso em mente. Nunca dê toda sua energia a qualquer outra pessoa. Até que você fique em paz com quem você é, você nunca vai se contentar com o que você tem ou com quem você está. Aprenda a amar e respeitar a si mesmo em primeiro lugar, antes de ter a idéia de amar outras pessoas, ame e respeite a si mesmo.


8. Esperar Uma Perfeita harmonia em todas as relações e em todos os momentos

Harmonia nos relacionamentos é bom quando é sincera, mas muitas vezes nós tentamos fingir. Uma comunicação eficaz é ótima. Você tem que conversar sobre isso às vezes. Afinal, a única maneira de ser feliz na vida é viver com integridade. Isso significa: Não se contentar com menos do que você merece em seus relacionamentos. Ser claro e pedir o que você quer e o que precisa dos outros. Falando sua verdade, mesmo que possa criar tensões ocasionais.

Comportando-se de maneira que está de acordo com os seus valores pessoais. Fazer escolhas com base no que você acredita, e não apenas o que outros acreditam.


9. Um tempo e um lugar Melhor

A razão pela quais muitas pessoas acham que é tão difícil de ser feliz é que eles sempre vêem o passado melhor do que era, e presente pior do que é, e o futuro menos resolvido do que será. A chave, naturalmente, é fazer o oposto. Apreciar o seu passado sem o reviver, lidar com o seu presente com confiança, e enfrentar seu futuro sem medo.

A vida é simplesmente muito curta para passar e ficar em guerra com você mesmo. Deixando de lado o passado, o futuro é o primeiro passo para a felicidade e paz no presente. Perceba que você é hoje o que o seus pensamento e ações vem lhe trazendo; você será amanhã a onde seus pensamentos e ações hoje vão o levar: Você não pode parar o futuro. Você não pode voltar ao passado. A única maneira de viver é pressionar play, e dançar.


10. Ser Feliz o Tempo Inteiro

Absolutamente ninguém é feliz o tempo todo. Porque você simplesmente não pode ser feliz a menos que você esteja infeliz, às vezes. Esta é uma dura verdade, eu sei. Basta ter em mente que é perfeitamente normal sentir consideráveis flutuações em seu nível de felicidade dia após dia, mês a mês, e até mesmo de um ano para outro.

Crer e esperar o contrário só levará à desilusão. Mas mesmo quando a vida é menor do que bem-aventurada, você ainda está no comando de como você responde. Escolha positividade, sempre. O maior ato de fé de alguns dias é simplesmente se levantar e encarar o dia com um sorriso.


Sua vez…

Então, qual dos pontos neste post ressoam mais com você? O que você às vezes se esquece que você NÃO precisa para estar mais feliz na vida?

Deixe um comentário abaixo e compartilhe seus pensamentos e insights.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte:  Marc and Angel