Categorias
Post legal

A diferença entre dizer obrigada e dizer gratidão

Agradecer, como capacidade para reconhecer um benefício que se teve, é um estado interior que…

Agradecer, como capacidade para reconhecer um benefício que se teve, é um estado interior que se propaga para o exterior.

Quando paramos para conhecer o verdadeiro significado das palavras Obrigado e Gratidão, nos deparamos com algumas surpresas, ambas parecem palavras de agradecimento, porém com uma sutil variação que faz toda diferença.

Se olharmos no dicionário a palavra obrigado significa: “que se sente devedor de um favor, de uma amabilidade; agradecido, grato”, quer dizer que você está agradecendo, e ao mesmo tempo, está se sentindo devedor de um favor, mesmo que nunca seja cobrado,  vem o sentimento de que você deve algo, ou de uma obrigação.

Já a palavra gratidão significa: “sentimento experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer; agradecimento, reconhecimento”, você demonstra sentimento e respeito pelo gesto da pessoa, sem o sentimento de que “deve algo em troca”. Ser grato é um gesto saudável de trazer para a vida mais positividade. Por isso a importância de exercitar a gratidão.

Então lembre-se quando você diz obrigado, é como se você ficasse devendo algo a pessoa ou assumindo uma obrigação, e quando você diz gratidão, você está mostrando o seu sentimento de reconhecimento por ela.

Agora que você entendeu a diferença entre as duas formas de agradecer, qual que você pretende usar?