Benefícios da Pipoca

A pipoca já era apreciada pelos nativos americanos muito antes da chegada dos europeus, mas só recentemente foi descoberta a riqueza do valor nutricional deste delicioso alimento

1 – Fibras, muitas fibras

Cem gramas de pipoca tem em média 15 gramas de fibras. Para quem não sabe, uma pessoa tem que consumir 25 gramas de fibras todos os dias. Isso faz da pipoca uma rica fonte de fibras do mundo. A Pesquisa Nacional de Nutrição dos EUA afirmou que as pessoas que consomem muito o alimento tinham 250% mais de consumo de grãos integrais do que os que não consumiam.

2 – O controle da quantidade de açúcar

Os alimentos completos nos protegem contra a diabetes tipo II, sabia disso? Um estudo realizado em 2014 sobre o assunto concluiu que “alimentos e legumes completos melhorar os indicadores do metabolismo da glicose, lipídios e lipoproteínas em pessoas com diabetes e em pessoas saudáveis”.

3 – Antioxidantes

Em 2012, Joe Vinson, da Universidade de Scranton, descobriu que a pipoca tem alto valor de antioxidantes. Nela podemos encontrar mais polifenóis do que em muitas frutas e vegetais. Para os desinformados, os antioxidantes são bons para reduzir o envelhecimento das células e ainda são uteis no combate a doenças cardiovasculares.

4 – Excelente valor nutricional

Para vocês terem uma ideia, 100 gramas de pipoca tem mais ferro do que 100 gramas de carne, mais fibra do que 100 gramas de maçã e quase o mesmo tato de potássio do que 100 gramas de cenoura. Incrível, né!? Além disso, a pipoca tem vitamina B1, B2, B6, zinco, fósforo e manganês.

5 – Sensação de estar satisfeito

Como citamos no item 1, a pipoca é rica em fibra. A mesma é uma excelente escolha para quem faz dieta pelo fato de dar uma sensação de estar satisfeito. Quando ficamos satisfeitos, os hormônios que geram o apetite são inibidos e assim deixamos de ter a compulsão alimentar. Ah, lembrando também que uma ‘dose’ de pipoca tem cerca de 30 calorias (desde que você não adicione algo a ela).

6 – Boa digestão

Mais uma vez vamos falar que a pipoca é rica em fibras. As fibras tem a incrível capacidade de dissolver no fluído do sistema digestivo e promover o movimento intestinal. Para quem quer tratar a constipação, esse alimento é super indicado.

7 – Redução de colesterol

O tipo de fibra da pipoca pode retirar o excesso de colesterol das paredes dos vasos sanguíneos e artérias, reduzindo assim os níveis e diminuindo as chances de uma pessoa ter doenças cardiovasculares graves. Doenças como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames podem ser prevenidos com o consumo da tão amada pipoca. Ah, não podemos deixar de citar que esse alimento também reduz a pressão sobre o sistema cardíaco.