Como consumir as sementes de chia

Depois de conhecer todos os benefícios da chia para o organismo, chega a hora de saber, afinal, como consumir esse superalimento. Como já foi dito, é possível beber a chia, ao ser combinada com líquidos, além de ser encontrada em sementes e moída.

No entanto, mesmo sendo muito saudável, não é indicado exagerar no consumo de chia, assim como é aconselhado com qualquer outro tipo de alimento. O recomendado é que você ingira no máximo 40 gramas de sementes de chia. Ou seja, três colheres de sopa.

Essa quantidade pode ser consumida em duas vezes. Mesmo assim, o melhor é ter uma alimentação variada, por isso, não precisa comer chia todos os dias. Agora, confira como consumir a chia em cada um desses formatos:

Sementes de chia

O jeito mais fácil de comer a chia é usando as suas sementes nos alimentos. Você pode acrescentá-las em iogurtes, polvilhar em frutas e nos demais alimentos que preferir. Afinal, ela não possui gosto forte, contribuindo para a sua combinação em diferentes receitas.

Nesse sentido, outras dicas para consumir as sementes da chia é colocando-as em molhos e sopas, sendo que elas ajudam a engrossá-los. Você pode polvilhá-las sobre carnes antes de serem assadas, formando uma deliciosa e nutritiva crosta.

As sementes de chia podem ser ainda adicionadas em receitas doces, como cremes e pudins.

Chia junto com líquidos    

Você também pode beber a chia, sendo que ela pode ser acrescida em sucos, vitaminas, smoothies e shakes. Se você gostar, é possível colocá-las até mesmo na água, bem como no café e em chás. É apenas uma questão de gosto.

Além disso, você pode deixar as sementes durante a noite em um recipiente com água filtrada. Com isso, os seus benefícios são potencializados, além de se transformarem em um tipo de gel, que também pode ser adicionado nas suas bebidas preferidas.

No entanto, mesmo para preparos rápidos, depois de colocar a chia no líquido, espere alguns minutos para que ela dê uma leve hidrata. Se você deixar demais, ela vai ganhar uma textura gelatinosa, desconfigurando a sua bebida.

Chia em pó com alimentos

Você pode comprar as sementes de chia já moídas ou moer em casa, bastando usar um liquidificador. Como elas são duras, em poucos segundos tornam-se um pó bem fino, o qual pode ser acrescido, da mesma forma, nos alimentos e bebidas citados.

Outra dica é triturar as sementes no moedor de café. Mas para que a chia não fique com cheiro ou gosto de café, triture antes um pouco de arroz. Você pode acrescentar ainda o pó da chia em receitas de doces, como pudins e outras sobremesas.

Dicas para consumo de chia

Se você já tem o costume de usar a semente de linhaça em suas receitas, então, vai ser muito fácil saber como consumir as sementes de chia. Elas se comportam de maneira semelhante em receitas, dessa forma, você pode intercalar o uso da linhaça com o da chia.

Vale lembrar que a semente de chia pode ser consumida crua. Aliás, é dessa forma que ela é ingerida normalmente, quando é adicionada a iogurtes, frutas, sucos e vitaminas. Ela só precisa ir para o fogo se entrar nas receitas de molhos, sopas e sobremesas.

Além disso, se você for fazer o gel de chia, pode usar a medida de um terço de xícara de sementes para duas xícaras de água. O gel pode ser feito ainda junto com um suco, de preferência natural e sem açúcar, da sua fruta preferida.

E mais, é melhor que as sementes da chia com o líquido fiquem armazenados durante a noite em um recipiente de vidro bem fechado.

Onde compra sementes de chia

Hoje em dia, já é possível encontrar as sementes de chia em uma grande variedade de lugares, como em mercados, supermercados, hipermercados e em lojas de produtos naturais. Até mesmo online é possível encontrar e comprar a chia.

Dessa forma, pesquise para encontrar os produtos com o melhor custo benefício. Mesmo assim, dê preferência a marcas de confiança no mercado. Depois de comprar a chia, basta armazená-la em fracos, preferencialmente, de vidros com tampa.

Também é indicado que a chia seja guardada em local arejado e seco. Sempre confira a data de validade na hora de comprar a chia e outros produtos. Além disso, procure consumir o alimento dentro do prazo de validade.

Fonte: https://deber.com.br/chia/