Categorias
Dicas

Como iniciar uma carreira em contabilidade

Um bom curso online de graduação poderá ajudar você a decidir sobre sua especialização, e garantir que você receba a formação necessária. Clique aqui para receber informações gratuitas que ajudarão na escolha de um curso online acreditado de Contabilidade. Uma avaliação atenta de seus pontos fortes pode ajudar a estreitar as suas opções, e se você priorizar os aspectos e conhecimentos que mais valoriza em uma carreira em Contabilidade isto também pode reduzir a sua lista de opções (tornando-a uma lista sob medida para você).

Veja, então, como ingressar no mercado de trabalho das finanças e da contabilidade:

  • Avaliação. Antes de decidir sobre uma carreira na área de contabilidade, avalie o que é importante para você. A Contabilidade pode abranger uma grande variedade de trabalhos. Se desejar uma carreira em contabilidade que lhe permita viajar, você pode querer considerar tornar-se um auditor. Os auditores trabalham dentro de uma empresa por até duas semanas para determinar se a contabilidade da empresa é precisa e responsável. Apresentam suas conclusões à alta administração da empresa e, em seguida, passam à próxima empresa. Se você não quiser viajar, há muitos cargos em contabilidade que envolvem bem pouca viagem, tais como analistas de orçamento e contabilidade de custos.Outra questão a avaliar é quantas horas você gostaria de trabalhar por semana. Se você não se importa em trabalhar por horas intermináveis, a Gestão Contábil pode ser para você. Os cargos de Gestão Contábil em geral envolvem mais responsabilidade e uma formação mais avançada do que outras áreas da contabilidade. Os contabilistas de impostos também enfrentam longas jornadas de trabalho.

    Antes de optar por ingressar na contabilidade, também será necessário determinar quais são seus pontos fortes e fracos. As carreiras em contabilidade necessitam de uma atenção especial aos detalhes, uma aptidão para a matemática, e capacidade de trabalhar de forma eficaz tanto sozinho como em grupos. Além disso, é importante você ser capaz de trabalhar bem com computadores e aprender novas tarefas rapidamente. Pelo fato de a contabilidade abranger uma grande variedade de tarefas, muitas vezes as pessoas recorrerão a você para exercer novas funções e responsabilidades.

    Se continuar a sentir que a contabilidade é a carreira certa para você, vamos indo para o próximo passo!

    • Educação. Obter a formação adequada é vital para começar sua carreira em contabilidade. Você vai precisar no mínimo uma graduação de dois anos em contabilidade ou finanças, para ser pelo menos considerado para os cargos de nível mais elementar. É claro que um curso de

      quatro anos de duração é bem mais desejável. Se seu objetivo é em última análise tornar-se um controller ou tesoureiro, que são os cargos gerenciais em um departamento financeiro ou de contabilidade, você vai precisar também de um mestrado ou doutorado. Procure uma instituição que tenha um programa bem qualificado nesta área. Enquanto estiver cursando a sua faculdade, tire partido de todas as oportunidades de estágio em contabilidade que surgirem. Além de lhe proporcionarem uma valiosa experiência de trabalho, os estágios também podem ajudar você a decidir qual das opções em contabilidade lhe parece mais fascinante!

  • Emprego. Os cursos superiores de contabilidade só trazem você até este ponto. Ok, você decidiu qual campo da contabilidade interessa mais a você, foi treinado exaustivamente nos papéis e responsabilidades de um contador – agora é a hora de encontrar um emprego! Se você se formou recentemente, utilize os serviços de encaminhamento a empregos de sua universidade (se houver) para começar a sua busca. Se esta via se mostrar improdutiva, procure nos classificados, veja se encontra boas oportunidades em sites de empregos, e entre em contato com grandes empresas ou firmas de auditoria para descobrir se têm vagas disponíveis. O governo também emprega um grande número de contadores, em várias áreas; considere uma carreira no serviço público, ou seja, concursos. Ou, se preferir, abra seu próprio negócio em contabilidade; em todas as áreas descritas acima (e muitas outras que você vai conhecer ao longo de seus estudos e estágios) há empresas que terceirizam a sua contabilidade, ou contratam serviços de consultoria. Você pode fazer planejamento tributário (administração dos impostos nas empresas), oferecer assessoria financeira, auditoria ou contrato de serviços de contabilidade. A área da contabilidade oferece muitas opções, e continua a crescer rapidamente. Existem efetivamente muitíssimas oportunidades de trabalho em contabilidade, das quais escolher, então boa sorte com o início das suas atividades!

Começar uma carreira em contabilidade é o começo de uma grande aventura! Com um pouco de preparação e muito estud,o em uma universidade tradicional ou através de um excelente curso online, você pode estar absolutamente certo de que terá uma atividade inteiramente gratificante e de grande sucesso, onde você encontrará novos desafios atrás de cada esquina!

FONTE: http://www.comofazertudo.com.br/carreiras/como-iniciar-uma-carreira-em-contabilidade