Concha Acústica do Taquaral é palco para Música caipira

A Orquestra Filarmônica de Violas e os alunos do projeto Oficinas de Música Caipira, do distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, realizam apresentação gratuita na Concha Acústica do Taquaral, em Campinas, no dia 16 de novembro, a partir das 18h.

A Orquestra Filarmônica de Violas surgiu em 2001 em Campinas, idealizada pelo violeiro e pesquisador Ivan Vilela, que durante nove anos implementou sua proposta pioneira de aplicar arranjos orquestrados para um grupo instrumental formado apenas por violas caipiras.

A Orquestra já registrou seu trabalho em três álbuns. Os dois primeiros levam o nome do grupo e foram lançados em 2005 e 2011. O mais recente, intitulado “Encontro das Águas”, foi lançado em 2017 e contou com a participação de renomados solistas brasileiros, em um repertório que inclui obras de Villa-Lobos, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Almir Sater e Tião Carreiro, entre outros. O álbum “Encontro das Águas” está disponível nas principais plataformas de streaming de música: SpotifyDeezer e Apple Music.

Desde 2011, a direção musical da Orquestra Filarmônica de Violas é de João Paulo Amaral, um dos dezoito violeiros do grupo, que também é o diretor artístico e professor de viola no projeto Oficinas de Música Caipira. O projeto, desenvolvido pela Direção Cultura, oferece aos alunos e a comunidade do entorno da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, em Joaquim Egídio – Campinas/SP, acesso a aulas e apresentações gratuitas de violão, viola caipira e canto coral. Em seu terceiro ano de desenvolvimento, as oficinas contam com o patrocínio da Aviagen por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

As aulas de violão são ministradas por Ricardo Matsuda e o coral, que além dos alunos da escola é composto também por adultos da comunidade, é regido por Jairo Silveira. O repertório, que inclui grandes sucessos como “Chico Mineiro”, “O Menino da Porteira”, “Saudade da Minha Terra”, “Beijinho Doce” e a atual “Trem Bala”, busca preservar e valorizar a tradição da música caipira de raiz na região.

Sobre a Direção Cultura

Desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, nossos projetos alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

Sobre a Aviagen

Desde 1923, a Aviagen® estabeleceu-se como líder mundial em genética de aves, desenvolvendo linhagens para a produção de frangos sob as marcas Arbor Acres®, Indian River® e Ross®. O Rowan Range® e os Machos Especiais® são categorias de produtos especiais que a empresa oferece, possibilitando a seus clientes atingirem as demandas em específicos nichos de mercado. A sede da empresa situa-se em Huntsville, Alabama (Estados Unidos) e a Aviagen detém operações próprias no Reino Unido, Europa, Turquia, América Latina, Índia, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, além de joint ventures na Ásia. A Aviagen tem mais de 3.900 colaboradores e uma rede de distribuição global em mais de 100 países.

SERVIÇO:

Oficinas de Música Caipira e Orquestra Filarmônica de Violas na Concha Acústica do Taquaral

Data: sábado, 16 de novembro

Horário: 18h

Local: Concha Acústica do Taquaral – Avenida Dr. Heitor Penteado, s/n, Parque Taquaral – Campinas/SP

Realização: projeto Oficinas de Música Caipira

Entrada franca

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com