Categorias
Dicas

Conheça suas emoções

As emoções nos predispõem de maneiras diferentes para a ação; cada uma aponta para uma direção que, no passado, permitiu resolver adequadamente os diversos desafios aos quais a existência humana foi submetida.” – Daniel Goleman.

 

conheça-suas-emoções-430x244

Alegria

É o sentimento positivo que surge quando temos uma meta ou objetivo, vivemos uma experiência agradável ou diminuímos nosso desconforto.

– Sob sua influência, podemos trazer à mente lembranças felizes. Ela funciona como um motor que mexe com nossas vidas e nos faz escolher momentos em que tivemos emoções positivas.

– Induz mudanças hormonais reduzindo o estresse, melhorando a resposta imune e respostas cardiovasculares.

– Facilita a interação social tornando-nos mais comunicativos, mais propensos a ajudar os outros e atenua os efeitos das emoções de pessoas negativas.

 – A alegria é contagiante. Quando estamos felizes, tendemos a compartilhar isso com o mundo ao nosso redor.

“Sem a tristeza não seríamos capazes de sentir alegria”


Tristeza

É um sentimento negativo que se caracteriza por decair nosso estado de espírito, e faz com que nossa atividade mental e ações sejam reduzidas.

– Estar triste é muito subjetivo e pessoal. Aparece em situações em que perdemos algo ou alguém, ou que estamos feridos. Ela pode variar de uma melancolia leve a intensa tristeza, mas não podemos confundi-la com depressão.

– Ela influencia nossos processos de pensamento fazendo com que tenhamos uma capacidade menor para a criatividade.

– Sentir-se triste faz com que você não tenha vontade de contato social e se isole.

– Quando nos sentimos tristes continuamente, experimentamos um desamparo que nos faz pensar que tudo o que fazemos não irá mudar nada, então optamos por não tentar.

“A tristeza também tem o seu lado positivo: te faz pensar sobre o que importa.”


Raiva

É um sentimento negativo que ocorre quando estamos sujeitos a situações que consideramos frustrantes ou nocivas para nossa integridade e das pessoas que gostamos.

– Ela mobiliza à ação, enquanto nos cega racionalmente.

– Se acreditamos que é possível agir sobre os fatores que bloqueiam nossas metas, a raiva aparece. Pelo contrário, se considerarmos que não podemos fazer nada, vamos sentir a emoção de tristeza.

– Também aparece antes a transgressão de regras e direitos de nossa comunidade: a injustiça.

– Há muitas formas de canalizá-la e pode aparecer quando não recebemos qualquer recompensa por nosso trabalho ou ações. Exemplo: se seu chefe não te pagar, ou se não reconhecer os esforços que fazemos.

“Não se entregue muito à raiva: raiva prolongada gera ódio.”


Medo

É um sentimento causado por um perigo iminente que pode nos prejudicar ou prejudicar as pessoas ao nosso redor.

– Essa emoção é complexa, mas fundamental para a nossa sobrevivência. Desde os tempos pré-históricos, o medo faz o ser humano fugir ou enfrentar algo que representa uma ameaça real à sua segurança e tomar decisões sobre quais situações evitar.

– A desvantagem do medo é quando nosso temor não é um perigo real, ainda o interpretamos baseados no medo. Nós projetamos-nos no futuro imaginando que as consequências serão horríveis para nós. Isto é chamado de ansiedade.

– Tanto as experiências que vivemos, como os receios que a sociedade nos ensina fazem parte de nossa percepção do mundo.

“Não é necessário conhecer o perigo para sentir medo; na verdade, os perigos desconhecidos são os que inspiram mais medo.”


Nojo

É a resposta emocional que damos a algo que nos causa desgosto, ou porque temos uma impressão desagradável de algo.

– As reações de desgosto em nosso corpo são as que se mostram mais intensas, quase não podemos esconder.

– A função de sobrevivência que o nojo tem é de nos proteger contra possíveis intoxicações ou envenenamentos, mas também sentimos nojo de comidas que não são tóxicas, pois se associam a certas experiências ou pensamentos desagradáveis.

– Não sentimos nojo apenas de comidas ou cheiros diferentes, mas também de ideias morais desagradáveis ​​para nós. E as pessoas que representam isso, também produzem essa emoção em nós.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: La Mente es Maravillosa