Categorias
Dicas Saúde

Empodere-se

O empoderamento pessoal é a capacidade de fazer a autogestão da sua vida, baseada em princípios universais que regulamentam a própria conduta, de forma a romper com os ciclos de entraves da realização pessoal plena. Ser o decisor do próprio destino, com autonomia para fazer as próprias escolhas.

Empoderar-se portanto, é tomar posse do que há de melhor em você, evocar suas forças, manter-se muito acima do entusiasmo tão-somente, mas sim, num ritmo de motivação constante sustentada pela visão clara de onde se quer chegar e o que se quer alcançar.

É compreender que não pode mais atribuir a terceiros as coisas que somente cabem à você realizar. Não postergar e aprender a trabalhar com as prioridades sem perder o foco maior. Não dispersar-se em miudezas cotidianas.

É dar valor ao erro, tirando o melhor da experiência. Rir e manter-se bem humorado mesmo diante das situações mais difíceis. Praticar o sobrepairamento dos problemas, porque eles sempre existirão e sua razão de ser é justamente encontrar soluções.

Sentir-se bem consigo, com o que é e com o que faz, lembrando que “somos seres inacabados”, em constante transformação. Manter a flexibilidade para tomar decisões mais assertivas, mesmo quando estas exigem de você uma certa dose de abnegação, contanto que o alcance dessas, represente o “bem para a maioria”.

Empoderamento é também saber dizer não, sem dramas ou culpas, reforçando o seu posicionamento claro diante de fatos, contextos e situações. Respeitando e honrando seus lados de luz e escuridão, pois perfeição não é deste mundo.

Por fim, é empregar esforços, tempo, talentos, competências naquilo que lhe realiza, porque afinal, é VOCÊ o criador de seu futuro imediato. Ninguém viverá em seu lugar a jornada que somente lhe pertence.

Portanto, EMPODERE-SE! Você veio ao mundo para ser feliz! Tome posse do poder que habita em você para realizar sua missão de vida e sinta-se pleno por estar materializando o melhor de você a cada instante!

Por : Suzane Morais