Mitos e verdades sobre a Bichectomia

Cirurgia da moda e que realiza definitivamente o sonho de muita gente em ter o rosto afinado, a Bichectomia promove uma diminuição da bochecha, alterando de forma considerável o contorno facial do paciente. O procedimento é essencialmente estético e tem como resultando o ”efeito da marca do blush”. A intervenção é indicada também para redução da incidência acidental de mordidas frequentes na bochecha.

De acordo com a dentista Camila Dutra, especialista em Dentística e Estética Dental, a Bichectomia visa a remoção parcial ou total de uma bola de gordura da bochecha chamada Bola de Bichat. “Todos temos essa bola e não há problema em tirá-la porque não tem função. Ela pode ser grande por genética ou biotipo facial, como também pode ter seu tamanho aumentado devido a ganho de peso”, explica Camila.

A especialista ressalta que é feita uma avaliação de simetria da face antes da cirurgia, pois, não raro, o paciente pode ter um lado do rosto diferente do outro. Além, é claro, da necessidade da pessoa estar apta a se submeter ao procedimento em nível ambulatorial.

Como é a cirurgia

Após a anestesia local – como ocorre em procedimentos de rotina do dentista –, é realizada uma incisão menor que 1cm na bochecha por dentro da boca, removendo a bola de gordura e dando pontos em seguida, os quais são absorvidos pelo organismo. O processo leva de 30 a 45 minutos e o paciente fica consciente. Dra. Camila afirma, no entanto, que há a opção de sedação para quem tem algum tipo de fobia. “Não há qualquer tipo de cicatriz e a pessoa vai para casa no mesmo dia”, esclarece a dentista.

A recuperação dura, em média, de três a quatro dias. Camila diz que o repouso é importante nas primeiras 24 horas, além da aplicação de compressa gelada na região e ingestão de medicação prescrita pelo profissional. Neste curto período, a alimentação deve ser leve e de itens frios. A especialista alerta que pessoas mais sensíveis podem apresentar inchaço nos primeiros dias, um pouco de dor e dormência transitória na região.

É mito:

- De que o procedimento provoca flacidez na região da operação;

- Que o resultado seja revertido pelo organismo;

- Que é um procedimento que doi no pós–operatório;

- Que o benefício é somente estético: o procedimento é indicado para pacientes que se machucam porque mordem o interior da bochecha com frequência;

- que a bichectomia é indicada para remover ‘‘covinhas’’.

É verdade:

- Que a pele da região da cirurgia se adapta, assim como ocorre em uma lipoaspiração em outra parte do corpo;

- Que deve-se ingerir alim;entos leves e fazer repouso no dia do procedimento

- que o procedimento é rápido e realizado no consultório;

- que a cirurgia é realizada por dentro da boca;

- Que o procedimento é muito procurado tanto por homens, quanto por mulheres.

Sobre Camila Dutra

Graduada em Odontologia pela PUC Campinas, Camila Dutra fez estágio por quatro anos no Centro de Traumatologia Buco Maxilo Facial do Hospital e Maternidade Celso Pierro, que promoveu seu desenvolvendo na habilidade de cirurgias de pequeno e grande porte, incluindo casos de cirurgia de face, com conhecimento adquirido sobre os tipos de doenças da boca.

Especialista em Dentística e Estética Dental pela ACDC (Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas), pós-graduada em Próteses e Próteses sobre implante e com mais de 100 cursos na área, é também membro efetivo da SBOE (Sociedade Brasileira de Odontologia Estética) e da ADA (American Dental Association).

Foi professora para cursos de THD na disciplina de Biossegurança e Higiene Dental e é co-autora do livro Cirurgiões Dentistas, no qual participou com um manual odontológico sobre pacientes HIV (AIDS) positivo.

Sobre a Clínica

Em atividade há 15 anos em Campinas, a Clínica Camila Dutra conquistou maturidade e exemplar nível de serviço em odontologia ao contemplar todos os tratamentos de face e faixas etárias, além de atendimento a pacientes com algum tipo de deficiência.

Bichectomia, ATM (Articulação Têmporo-Mandibular) e bruxismo, cirurgias, próteses, endodontia, facetas, clareamento, halitose, implantes, ortodontia, periodontia, restaurações, osteopatia e demais procedimentos são oferecidos pelo time composto por 17 profissionais.

A equipe está sempre se especializando para garantir a atualidade das aplicações. O resultado é inovação em procedimentos lançados no País.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com