Os Perigos a Saúde do Consumo de Refrigerantes e Sucos Açucarados

Com a chegada do bom tempo e das altas temperaturas, o consumo de refrigerantes e sucos açucarados é disparado. No entanto, é muito mais aconselhável substituir estas bebidas por outras muito mais saudáveis, como a água, os sucos de frutas naturais sem aditivos ou as infusões.

Numerosos estudos descobriram que o consumo excessivo e prolongado de bebidas açucaradas têm efeitos muito negativos sobre a saúde. Na verdade, de acordo com pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, em Boston (EUA), a ingestão dessas bebidas causa cerca de 180 mil mortes anuais em todo o mundo, das quais 133 mil se devem a diabetes, 44 mil a doenças cardiovasculares e 6 mil ao câncer.

As grandes multinacionais do setor realizam campanhas publicitárias muito atraentes, mas que não informam os cidadãos sobre os riscos para a saúde que têm os refrescos carbonatados e outras bebidas açucaradas. Apenas se concentram em promover o consumo da marca, direcionando suas campanhas especialmente para os mais jovens, que são aqueles que mais consomem estes líquidos. Informar de forma correta os consumidores sobre os produtos é fundamental, daí a necessidade de que os órgãos públicos lancem campanhas que informem os consumidores sobre os perigos do consumo regular dessas bebidas, assim como já acontece com o tabaco. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O rótulo resulta de grande ajuda neste sentido, ao informar sobre as características nutricionais do produto. Muitas empresas já incluem esta rotulagem em suas bebidas, algo que passou a ser obrigatório, pelo menos na Europa, a partir de 2016. Desta forma, será possível evitar numerosos casos de sobrepeso e obesidade infantil, gerados, em parte, pelo alto consumo dessas bebidas.

Leia também: “O Dano Causado por Refrigerantes em Seu Corpo“.

Os refrigerantes e os sucos açucarados têm gerado um vício crescente no açúcar, assim como em outros componentes, como a cafeína em excesso, que no longo prazo envolve numerosos problemas de saúde.