Plástica no verão: cuidados e vantagens da cirurgia nesta época do ano

O verão costuma ser um convite natural à exposição do corpo. Para enfrentar as temperaturas elevadas, vestidos, saias, shorts e bermudas entram em cena. Na praia ou na piscina, o biquíni vira protagonista. E são nos meses que antecedem a estação mais quente do ano, que muitas pessoas decidem entrar na academia, iniciar um regime ou fazer um procedimento cirúrgico para melhorar a aparência e exibir o corpo sem neuras.

Embora muitos pacientes prefiram o inverno, o cirurgião plástico Samir Eberlin explica que a plástica no verão tem vários benefícios e o movimento nas clínicas vem crescendo nos últimos anos. Implante de silicone para aumentar o volume dos seios e também dos glúteos estão entre as cirurgias mais procuradas. A recuperação destes procedimentos costuma ser rápida.  Chegar no verão com o corpo remodelado é uma vantagem que incentiva as pacientes.

Outro benefício de fazer uma plástica no verão é a alimentação. A estação pede refeições mais leves e saudáveis, o que estimula o consumo de legumes, frutas e verduras. “Uma alimentação equilibrada é fundamental no processo de recuperação da cirurgia”, diz o cirurgião plástico.

O período de férias também é outro fator determinante. Nesta época, muitas empresas entram em férias coletivas. Há também o recesso escolar. Com isto, o paciente tem mais tempo para se recuperar e seguir as orientações médicas. A questão financeira também é uma aliada, já que muitos pacientes aproveitam o pagamento do 13º salário para realizar a cirurgia.

Samir Eberlin, que também é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, esclarece que a plástica no verão tem os mesmos resultados dos procedimentos realizados no inverno. “A técnica é a mesma, independentemente do calendário. O que vai diferenciar no sucesso da cirurgia é o cuidado do paciente no pós-operatório”, explica.

Cirurgias mais procuradas

– Implante de Silicone – implante de prótese de silicone para aumentar e elevar os seios é a cirurgia plástica mais procurada. Muitas mulheres querem usar decotes e biquínis e aproveitam esta época do ano para mudar o visual. A recuperação varia de uma a duas semanas.

– Prótese de glúteo – procedimento que aumenta e também refaz o contorno dos glúteos. O tempo de recuperação da cirurgia leva em média 20 dias.

 

– Abdominoplastia – abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que reconstrói a região abdominal deixando-a firme. A prática de exercício físico e controle de peso nem sempre são suficientes para conseguir aquele abdômen definido. É que muitas pessoas tendem a desenvolver um abdômen flácido e volumoso.

– Vaser Lipo – indicado principalmente para quem tem pouca gordura localizada, o vaser lipo define a musculatura. O vaser lipo é o procedimento mais procurado por quem deseja eliminar aquele pouquinho de gordura localizada. A técnica proporciona o melhor contorno da musculatura.

 

 

Cuidados pós-operatório

– Evite exposição ao sol. Para evitar que as cicatrizes fiquem escuras, proteja-se do sol. Tanto no verão quanto no inverno, a recomendação é usar protetor solar na região operada por pelo menos 90 dias. Também é recomendado o uso de chapéus, no caso de cirurgias da face.

– Hidrate-se. No período pós-operatório, é preciso ingerir bastante líquido para evitar a hipotensão (queda de pressão), comum nos dias mais quentes.

– Use cintas. Apesar do calor, dependendo do procedimento realizado o uso de cintas é indispensável. As cintas evitam inchaço excessivo e fibrose. No primeiro mês após a cirurgia, o uso de cintas deve ser contínuo.