Categorias
Dicas

Qualidade

A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas nas diversas empresas e nos diversos setores. A qualidade está intimamente ligada à produtividade, a melhoria de resultados e aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e conseqüente motivação.

 

O que é qualidade

Encontramos nas normas ISO série 9000–versão 19941, a seguinte definição para Qualidade:

“Totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas.”

É interessante acrescentar algumas das observações listadas no corpo da própria norma:
“-  Numa situação contratual, ou uma área regulamentada, tal como na área de segurança, as necessidades são especificadas, enquanto que em outros áreas, as necessidades implícitas devem ser identificadas e definidas.
– Em muitos casos, as necessidades podem mudar no decorrer do tempo;  o que implica em revisões periódicas dos requisitos para a qualidade.

– As necessidades são traduzidas normalmente em características com critérios especificados. As necessidades podem incluir, por exemplo, aspectos de desempenho, facilidade de uso, dependabilidade (disponibilidade, confiabilidade, mentalidade), segurança, meio ambiente, aspectos econômicos e estéticos.”

Juran(1988)2 define classicamente “Qualidade é adequação ao uso”. Também em seu Handbook, quarta edição, vemos as seguintes colocações: “Qualidade consiste nas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e assim fornecem a satisfação em relação ao produto”, e “Qualidade significa ausência de deficiências”.

A. V. Feigenbaun(1983)3 define “Qualidade significa o melhor para certas condições do cliente. Estas condições são (a) o uso atual e (b) o preço de venda do produto”.    

Encontramos definido por P. Crosby(1984)4 que “Qualidade é conformidade com as especificações”.

Podemos citar ainda alguns outros autores, e suas respectivas definições:

Segundo  Nigel Slack(1993)5 – um especialista da área de manufatura – “qualidade é fazer certo”.

Jean Teboul(1991)6 define como qualidade “a capacidade de satisfazer as necessidades, tanto na hora de compra, quanto durante a utilização, ao melhor custo possível, minimizando as perdas, e melhor do que os nossos concorrentes”.

 

FONTE: http://www.gerenco.com.br/page4.html