Categorias
Dicas

Quebrando pedras e plantando flores – com Cora Coralina

Entre pedras cresceu minha poesia.

Minha vida… quebrando pedras e plantando flores.” Cora Coralina

Inspirada em Cora Coralina sigo meu caminho quebrando pedras e plantando flores nesse jardim que é a vida. Cora viveu a dor e a tristeza de uma infância difícil e mesmo aos 76 anos conseguiu fazer da poesia seu maior motivo.

Ao invés de contemplar a dor, a escritora a transformou em experiência vitoriosa. Falou de pedras e de flores, mostrou sua vida sofrida, mas não deixou de buscar no cotidiano da dor algum significado.


CORA CORALINA FEZ DA DOR SUA POESIA

E assim acontece com qualquer um de nós. Não temos vidas perfeitas, ninguém tem. Mas nas entrelinhas do dia-a-dia de cada um existe poesia. Há beleza. Há algo divino. Depende do olhar.

É esse nosso trabalho: aprender a fazer como Cora Coralina que depois de uma vida de sofrimentos enxergou a beleza que existia nas entrelinhas e fez dessa dor sua poesia.

O que entendo por “Quebrando pedras e plantando flores” é que a vida continua mesmo com as dificuldades. Se continuamos enfrentando os desafios da vida e mesmo assim acreditamos que é possível ter dias melhores, estamos no contexto dessa frase. E pessoas felizes fazem isso.

Cora Coralina era feliz, mesmo com um histórico de vida difícil. Porque felicidade não é ser alegre o tempo todo, não ter problemas e só encontrar motivos para sorrir. É principalmente na dificuldade que as pessoas felizes se mostram.

É nesses momentos que elas brilham, porque enquanto os outros se entregam e desesperam, elas se levantam e seguem plantando as flores da Cora.

Por isso ela diz que “entre as pedras cresceu sua poesia”. Não foi entre as flores e sim entre as pedras. Foi no meio da dor e da tristeza que ela viveu, mas foi capaz de fazer brotar a felicidade. É possível para qualquer um de nós fazer isso? Claro.

Cora Coralina hoje é uma escritora reconhecida e admirada, mas enquanto quebrava suas pedras era uma desconhecida. Assim como eu. Assim como você. A todos foi dada a capacidade de plantar flores, mesmo em um caminho cheio de pedras.

Portanto, siga seu caminho e não deixe de colocar nele o que tiver de melhor para oferecer. Não deixe que as pedras o impeçam de seguir em frente.

 SOBRE O AUTOR
Lidiane Franqui
– Visite o seu Site
Cearense, mas mineira de coração. Lidiane Franqui é blogueira, poetisa e não consegue conter o impulso da escrita. Além das poesias, seus temas favoritos são o comportamento humano e o desenvolvimento pessoal. – https://www.facebook.com/vocepodeserfeliz1/ https://www.instagram.com/lidifranqui/ https://www.facebook.com/lidianefranqui33