Dicas

Sobrancelhas caídas: conheça as técnicas para levantar o olhar

Com o envelhecimento, as sobrancelhas tendem a cair, aumentando o excesso de pele nas pálpebras e causando um ar de tristeza e cansaço

Você já deve ter ouvido dizer que as sobrancelhas são a moldura do rosto. Elas valorizam o olhar e destacam os traços de cada um. Quando bem cuidadas, as sobrancelhas fazem toda a diferença no contexto e na harmonia do rosto, principalmente na região da testa.

Mas com o envelhecimento, as sobrancelhas tendem a cair, prejudicando a aparência dos olhos e dando até um ar de tristeza e cansaço. As sobrancelhas caídas podem contribuir com o aumento do excesso de pele nas pálpebras superiores. A genética também é responsável pela queda das sobrancelhas, mas a idade tem um papel fundamental no surgimento deste problema.

O cirurgião plástico Samir Eberlin, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que à medida que envelhecemos a queda das sobrancelhas vai se acentuando em função do enfraquecimento dos músculos que puxam a sobrancelha para cima. E elas caem principalmente na porção lateral do rosto, aumentando assim o excesso de pele nas pálpebras superiores. “As sobrancelhas caídas geram muito desconforto justamente porque criam uma aparência triste e cansada, o que afeta a autoestima”, comenta.

Atualmente, existem várias técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas para amenizar este problema. Ao levantar as sobrancelhas, recupera-se aquele ar mais animado, menos pesado e triste.

Eberlin afirma que a aplicação de toxina botulínica (conhecido popularmente como Botox) é a principal opção para quem deseja levantar as sobrancelhas sem recorrer a uma cirurgia plástica. “A toxina botulínica relaxa a musculatura que puxa o supercílio para baixo provocando a suspensão de alguns milímetros na sobrancelha”, explica o cirurgião.  

Para pacientes que possuem os ossos do rosto próximos aos olhos muito “fracos”, causando queda das sobrancelhas, o preenchimento de sobrancelha com ácido hialurônico é uma alternativa porque melhora a melhora a projeção e levanta alguns milímetros a região.

Outro procedimento menos invasivo e eficiente para quem deseja levantar as sobrancelhas é o Silhouette, também conhecido como fios de sustentação. A técnica consiste em passar fios especiais por baixo da pele, em várias direções.  A borda externa da sobrancelha é levantada, abrindo o olhar.

A medicina também oferece várias técnicas de cirurgia plástica para quem deseja levantar a sobrancelha. Lifting temporal, levantamento associado à cirurgia das pálpebras superiores pela mesma incisão, ressecção de pele com corte na sobrancelha e levantamento por vídeo ou endoscópico ou endobrow são algumas das opções cirúrgicas.

Cada procedimento tem suas características e é indicada para situações específicas. Para saber qual o melhor tratamento para você, a orientação é conversar com o seu cirurgião plástico e realizar uma avaliação em consulta. Somente após esta avaliação é possível escolher o melhor procedimento.

Sobre o cirurgião plástico

Samir Eberlin é cirurgião plástico formado pelaFaculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). É membroda Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Especialista em Cirurgia Plástica pela Associação Médica Brasileira.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com