Categorias
Dicas

Sofrer por antecipação…

Sofrer por antecipação não tira o amanhã de sua tristeza, só tira a sua paz de hoje.

Antecipar o sofrimento significa sofrer mentalmente antes que um determinado fato aconteça. É um mecanismo extremamente comum que gera ansiedade e tira a nossa paz interior. Pode acontecer de diversas formas.

Não temos como saber se algo realmente vai acontecer. São apenas possibilidades. A vida é imprevisível. Precisamos ficar atentos a esses tipos de pensamentos negativos porque eles nos tiram da única coisa que realmente temos: o momento presente. O futuro é só um pensamento. O passado também. Estamos sempre no agora. Mas sua mente pode estar sofrendo com um futuro que você nem tem certeza de como será.

Muitas vezes, o sofrimento antecipado é muito maior do que o sofrimento que é gerado quando a coisa realmente acontece. O ego e a sombra buscam sempre motivos para tirar a nossa paz interior, pois é assim que eles se alimentam. Por isso, é necessário prestar atenção a esses mecanismos geradores de sofrimento, para que nós possamos voltar a nossa mente para o presente.

A preocupação, que é um mecanismo de antecipar o sofrimento, pode surgir de duas formas. A primeira é quando apenas imaginamos algo que não está programado para acontecer, mas que tem a chance de acontecer no futuro. Essas chances podem ser reais ou até bem remotas, quase inexistentes.

A segunda forma de preocupação é quando realmente existe algo programado pra acontecer. Por exemplo, quando está marcada uma reunião no trabalho, ou em algum encontro importante. Nossa mente começa a focar nessas situações e saímos do momento presente.

O ideal seria que apenas tomássemos todas as providências necessárias para que as coisas ocorressem da melhor maneira possível e ficássemos em paz.

Em todos esses casos, o nosso sofrimento antecipado não ajuda a resolver os problemas. Com o aumento do estresse e da ansiedade, a mente terá menos clareza para pensar nas soluções.

É comum que as pessoas se sintam travadas e comecem a perder tempo procrastinando de tão ansiosas que ficam. É importante deixar claro que você pode ser cuidadoso, sem a tensão da preocupação e do medo rodando por trás. – André Lima